Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Se ser pai ou mãe não é fácil, uma boa quota parte da dificuldade prende-se pelo facto de, na maioria do tempo, estarmos mesmo MUITO cansados. Cansados de fazer jantares, dar banhos, fazer de motorista, ir às compras, arrumar a casa, brincar com as crianças, somando, claro está, tudo isto às nossas tarefas e responsabilidades profissionais.
No meio de todos estes afazeres é normal, e muitas vezes confortável, esquecermo-nos de nós como ser individual e elemento de um casal, afundando-nos no “sofá da vida” e deixando para amanhã a tomada de decisão e as ações que fariam de nós pessoas realmente importantes na nossa vida.
Mas então que exemplo estamos a dar aos nossos filhos e filhas?
Que mensagem passamos às nossas crianças quando nos colocamos em último lugar na nossa lista de prioridades?
Primeiro, que o seu pai ou a sua mãe não são suficientemente importantes para dispensarem tempo e atenção ao seu bem estar e à felicidade do casal. Segundo, que os seus Pais estão sempre disponíveis para a satisfação das suas necessidades, sejam elas quais forem, correndo-se o risco de os nossos filhos e filhas passarem a olhar para nós como meros providenciadores de cuidados e serviços. São estes os Pais que, mais tarde, proferirão frases do género: ”Depois de tudo o que eu fiz por ti!” ou “Demos-te os melhores anos das nossas vidas e agora fazes-nos isto!”, tentando recuperar através da culpa o amor que julgam ser seu por direito.
É por tudo isto vital aprendermos a tomar conta de nós mesmos e da relação de casal, pois só assim podemos ser mais felizes ao mesmo tempo que educamos pelo exemplo – a melhor forma de educar. Os nossos filhos precisam que sejamos saudáveis, realizados e felizes, para eles próprios também o poderem ser.
Seguem-se algumas sugestões para os Pais que querem ser (ainda) mais felizes: